Capas: Já vi esse livro em algum lugar

Oioioi...  Eu estava na livraria saboreando a companhia de centenas de livros, quando encontrei um que me faz parar. Tinha certeza que conhecia aquele livro, mas a capa estava um pouco diferente. Foi aí que me dei conta de que não era o livro que eu conhecia, era só a capa mesmo.




O interessante é que ambos foram lançados em 2012 (Morango e Chocolate foi um relançamento) e possuem o mesmo formato de título. Mas as semelhanças param por aí, Beijos e Batom é um romance escrito pela brasileira Mariana Mello e, Morango e Chocolate é um livro de contos escrito pelo cubano Senel Paz. São temáticas bem diferentes.

Depois disso, passei a prestar mais atenção nesse ponto, e descobri que existem inúmeros livros com capas semelhantes. Não existe uma regra de que capas de livro devem ser absolutamente diferentes, mas acredito que, de alguma forma, acabamos associando um livro ao outro, o que nem sempre é bom.

Vale lembrar que a capa da obra não é elaborada pelo autor, salvo raras exceções. Existem profissionais responsáveis por isso.

E vocês? O que acham dessas semelhanças de capas?

Beijinhos Beijinhos

11 comentários:

  1. Nossa, nunca tinha visto algo assim. Pra mim parece falta de criatividade, não achas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não diria falta de criatividade. Mas a busca de quem escolheu a imagem foi falha.

      Bjos

      Excluir
  2. Céus! São idênticas! Difícil acreditar que não houve essa intenção. Mas como vc comentou, nem sempre é o autor que elabora a capa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque... exato, o autor não é responsável por essa parte.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Eu prefiro a capa de Beijos e batom, mas acho muito sem noção isso de usar a mesma foto de outro livro!!
    Juliana você já viu as capas dos livros Desastre e Belo Desastre?? É fogo pow, além dos nomes serem parecidos as capas também são... as duas no mesmo estilo de design e com borboleta.. Conheci o livro Desastre primeiro e quando vi a capa de Belo desastre fiquei tipo: O.O SÓ PODE SER PLÁGIO DE ALGUÉM!! OMG!! kkkk' sério mesmo!
    Daria um bom posta isso! Dá uma olhada ^^

    ResponderExcluir
  5. As capas são muito parecidas, mas a garota das capas é a mesma, é só dar uma olhada bem detalhada na boca de ambas. A capa da mariana parece-me ser a primeira e a outra foi copiada e passada pelo photoshop para dar uma modificada, acrescentando alguns itens mas se repararem direitinho, a linha abaixo do lábio inferior é igualzinha. Isso é considerado plagio e tremenda falta de criatividade.

    ResponderExcluir
  6. Acho que a pessoa que fez as capas deveria ter procurado outra foto, pesquisado melhor, porque como aconteceu com você, pode acontecer com varias pessoas. Não é nada legal confundir os livros.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Eu sou a autora do livro Beijos & Batom. Muito prazer!

    A imagem da minha capa foi produzida, finalizada e anunciada pela Capista Marina Avila e pela Editora Modo, em Janeiro de 2012 através das redes sociais. Meu livro lançou em Agosto de 2012 na Bienal de SP! É um romance adolescente que fala sem tabu sobre sexo, gravidez adolescente e paixões avassaladoras.

    Não conhecia a obra "Morango e Chocolate"... Conheci apenas através desse post (e estamos em 2013 rs)!

    Respondendo as dúvidas acima:
    Realmente o autor não apita sobre a capa, salvo algumas exceções... mas como capa gêmea é um problema para ambos os autores, as editoras e capistas procuram evitar usar imagens já usadas... A imagem em questão é de um STOCK, acredito que por isso ela é de fácil acesso para que mais gente a compre e use. Creio se tratar de uma (infeliz) coincidência nesse caso.


    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mariana, o prazer é meu.

      Desculpe-me se ofendi utilizando justo o seu livro como exemplo =/ , mas foi ele que confundi na livraria.

      Ainda não li sua obra, mas me interessa, está na minha lista.

      Obrigada pelos esclarecimentos.

      Abraços da Anna ;)

      Excluir

Não deixe de dar sua opinião sobre o post.
Adoro saber o que vocês estão achando.
Prometo responder sempre que possível.
Beijinhos!!!


Delírios Lúcidos - 2013. Todos os direitos reservados - Design by Flavia Penido.
Tecnologia do Blogger.

Delírios Lúcidos