Resenha: Cinquenta Tons de Cinza



Título Original: Fifty Shades of Grey.
Autora: E. L. James.
Título Nacional: Cinquenta tons de cinza.
Lançamento no Brasil: 01/08/2012
Editora: Intrínseca.
Páginas: 480.


"Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos.

Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos...

Romântica, libertadora e totalmente viciante. Uma história que vai dominar a atenção do leitor até a última linha."


Esse livro já foi discutido de mais, e nem merece todo esse alvoroço, mas gostaria de dar minha opinião sobre ele.

Eu li por curiosidade mesmo, queria ver se era tão ruim ou tão “revolucionário”. Por fim, não é tão “ual” quanto dizem.


Ana é uma jovem que está terminando a faculdade e divide o apartamento com uma amiga. A história começa, quando ela substitui essa amiga em uma entrevista, para o jornal da escola, com o famoso milionário Cristian Grey. Ela nunca se apaixonou, nunca se sentiu atraída por ninguém e beijou um ou dois caras em toda a vida, mas assim que vê o Sr. Grey, quase tem um treco. Aliás, todas as mulheres do livro quase tem um treco quando o veem. É um efeito em cadeia de perder a fala, não conseguir desviar o olhar e enrubescer.

No momento em que a porta do escritório dele se abre, ela cai estabacada no chão. Ele acha que ela é uma desastrada... Não. Ele se encanta por ela.

Pra quem não sabe, esse livro começou como uma fanfic de Crepúsculo, então é a aquela mesma história da garota sem jeito e sem grandes atrativos que conquista, só de olhar, o cara mais cobiçado do universo. O cara é rico, bonito, charmoso, educado, etc, etc, etc, mas carrega um segredo obscuro. Nesse caso, ele quer ficar com ela, mas tem suas próprias condições, que inclusive constam num contrato que ela deverá assinar, se quiser ficar com ele.

O modo como a autora escreve não é confortável de ler. A Ana é muito sem noção, irrita. Fica com um mimimi eterno, até parece que está decidindo se vende a alma ou não. As cláusulas são bem desconcertantes eu diria, mas ela pode desistir quando quiser, sem penalidades, não é algo sem volta.

Já vi comentários dizendo que ela aceita ficar com ele depois de todos os presentes caros, mas discordo plenamente. Ela não é uma garota que se venderia, pelo contrário, se sente mal em ficar com as coisas, mas isso faz parte das condições. Ana realmente se apaixona por ele, e é isso que move suas ações. Não chamaria isso de amor, me lembra essas paixonites desesperadoras de adolescente e, pela inexperiência dela, deve ser isso mesmo.

Ela se ocupa muito em pensar no quanto ele é irresistível e ela sem graça, que não nota o efeito que causa nele. Acaba se perdendo em si mesma e se complicando ainda mais.

Meu personagem favorito? O mordomo rsrs. Eu sei que boa parte das garotas que leram gostaram do Grey, mas não acho ele tudo isso. Ele pode até ser sedutor, através de sua gentileza e seu olhar penetrante, mas a necessidade de dominação dele é doentia (ele seguiu a mulher até quando ela foi ver a mãe).

Não recomendo, para nenhum tipo de público, e não lerei os próximos. Mas se você insiste em ler, leia como se fosse uma sátira. Dá pra rir muito e se frustrar menos.

4 comentários:

  1. Ese livro e muito lgl!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rs... eu não gostei muito, mas teve gente que adoro.

      Excluir
  2. Parabéns pela resenha, eu não leria o livro nem por curiosidade. Mas como blogueira, tu fez certo em ler. Garotas bem resolvidas não gostam desse tipo de livro, essa é a minha opinião ;D
    Parabéns pelo blog! ^-^

    ResponderExcluir
  3. Pior que é verdade, esse livro só serve pra isso: Boas risadas, da pra passar o tempo pelo menos.....Mas que é tosco, isso é!

    ResponderExcluir

Não deixe de dar sua opinião sobre o post.
Adoro saber o que vocês estão achando.
Prometo responder sempre que possível.
Beijinhos!!!


Delírios Lúcidos - 2013. Todos os direitos reservados - Design by Flavia Penido.
Tecnologia do Blogger.

Delírios Lúcidos