Resenha: Origens - Diários do Vampiro: Diários de Estefan #1



Título: Origens
Série: Diários do Vampiro: Diários de Stefan
Autora: L. J. Smith
Lançamento no Brasil: 2011
Editora: Galera
Páginas: 188

"Stefan Salvatore, braço direito do pai em Veritas, se prepara para administrar a propriedade da família até ver seus sonhos interrompidos pela expectativa de um casamento arranjado. Rosalyn é de boa estirpe, muito recatada… mas Stefan não vê um futuro feliz ao seu lado. Já seu irmão, Damon, recém-chegado da guerra, é indomável e comprometido apenas com seus desejos. Apesar das personalidades conflitantes, Stefan e Damon são inseparáveis até conhecerem Katherine, uma jovem misteriosa e deslumbrante que, depois de perder os pais num incêndio, encontra abrigo na residência de Giuseppe Salvatore e seus filhos. Katherine e Emily, sua criada, passam a viver na casa de hóspedes e atraem a atenção de todos enquanto a cidade parece a ponto de sucumbir a estranhos ataques a animais. Logo os irmãos estão disputando a atenção de Katherine sem saber que, por trás de seus suntuosos vestidos de seda, joias e sorriso inocente, ela esconde um terrível segredo que marcará as vidas dos três para sempre. Baseada na série de TV Vampire Diaries, Origens, primeiro volume de Diários de Stefan, revela toda a verdade sobre o que realmente aconteceu entre Stefan, Damon e Katherine, e mostra como amar pode ser fatal.
"


Os primórdios de uma história que durou décadas e décadas e fascinou milhões de leitores e telespectadores... Uma luta pelo poder e contra o poder. O amor revelado de todas as formas possíveis e as consequências sanguentas do simples fato de amar.


Estefan Salvatore é um jovem à procura de seu lugar no mundo. Não é mais uma criança, mas tão pouco é um homem. Filho promissor de Giuseppe, é o rapaz obediente e submisso que herdará o controle sobre Veritas, as terras que o pai conquistou com muito trabalho. Damon, apesar de mais velho, é o filho inconsequente, que age de acordo com suas próprias normas. Apesar dos modos do irmão, Stefan o ama mais que tudo na vida, principalmente depois da morte da mãe.

A vida desse rapaz entra em xeque quando seu pai lhe avisa que seu noivado já esta arranjado, e agora ele deve se tornar um homem e se casar com uma jovem de forma a firmar seus interesses com os do pai da moça.

A vontade de dizer ao pai tudo o que pensa é imensa, ele luta consigo mesmo para tentar contradizer o pai e fazer valer sua vontade. Mas as palavras ficam presas na garganta, e tudo o que ele faz é assentir.

Nesse momento de angustia, surge Katherine, uma jovem que seu pai abrigará como forma de solidariedade por ela ter perdido os pais e não ter mais ninguém no mundo.

A beleza da moça o fascina, assim como seu modo sempre descontraído de se portar, muito incomum em garotas da época. Nada parecia assustá-la, nem mesmo os relatos de animais mortos por toda parte por criaturas estranhas, pareciam amedrontá-la.

Quando Damon retorna do exército, e imediatamente se aproxima da jovem, fascinado pelo mesmo sorriso.

Dai em diante se inicia um jogo de ciúmes, dúvidas, descobertas, amor e sangue.

O livro é narrado por Stefan, não exatamente como um diário, mas semelhante. Existem até algumas páginas do diário em si, mas são poucas. A narrativa é confortável, tornando o livro gostoso de ler. Apesar das poucas páginas, traz detalhes importantes da história, revelando o porquê dessa rivalidade eterna entre irmãos.

Comparado aos primeiros livros da serie, é apresentado um Stefan diferente, com sentimentos diferentes em relação à Katherine e Damon. Da para entender porque ele se tornou aquele cara certinho que está sempre tentando concertar as coisas que irmão apronta, mesmo sendo o mais novo.

Gostei do fato de que na história não encontramos vilões e mocinhos, todos os personagens, sem exceção, tem um pouco dos dois. A vida é mesmo assim, somos um pouquinho de cada um e nos moldamos conforme achamos melhor ou conforme o meio nos impõe.

Senti falta de um pouco de explicação no final do livro, algumas informações poderiam ter sido acrescentadas. A mudança de ares é muita drástica. Certas cenas poderiam ter sido mais exploradas sem correr o risco de deixar o livro maçante.

Stefan que me perdoe, eu adoro ele, mas meu personagem preferido nessa trama, sem dúvida alguma, foi Damon Salvatore (Talvez seja aquele olhar do Ian, eu não estava usando verbena). Ele sabe como ser o cara perfeito: marrento, mas com um coração que vale a pena conquistar. 

Para os fãs da serie televisiva "The Vampire Diaries", é uma aventura imperdível que narra o início de uma das mais comentadas historias de vampiros. Para os fãs da série de livros, existem discordâncias gritantes com acontecimentos já narrados na série, mas ainda vale a pena conferir. Foi um livro que gostei de ler, sem exasperação positiva ou negativa. Revela com mais clareza os sentimentos de cada personagem, nos fazendo compreender melhor suas atitudes anos depois. Uma leitura rápida, mas não muito empolgante. Um conto de uma história sem fim...

5 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha, ela deixou-me com uma curiosidade enorme a respeito do livro. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Ainda nao tive curiosidade pra ler nada dessa serie, nem a serie eu tive vontade de ver :/
    Gostei da ideia de personagens com essa mistura de mocinho e bandido.

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomento os três primeiros livros da série, são bem curtos, é rápido de ler. O quarto eu não gostei muito, é como um adicional da história, e ainda não li 'O Retorno'... Da série de TV só assisti alguns episódios, parece ser legal, mas a história é um pouco diferente.

      Bjinhos

      Excluir
  3. Eu gosto muito da adaptação às telas da série. O primeiro livro me desanimou muito quando comecei a lê-lo. Vou dar mais uma chance aos livros nas férias :). A série (TV) é bem diferente aos livros, pelo menos ao primeiro.

    Abraços,
    Juliano Rafael.

    ResponderExcluir

Não deixe de dar sua opinião sobre o post.
Adoro saber o que vocês estão achando.
Prometo responder sempre que possível.
Beijinhos!!!


Delírios Lúcidos - 2013. Todos os direitos reservados - Design by Flavia Penido.
Tecnologia do Blogger.

Delírios Lúcidos